Crítica | Nascido Para Vencer
- Gustavo Pestana
- 14 de jan.
- 2 min de leitura
2021 | 1 h 52 min | Ação – Drama – Esportes
(California Filmes/Divulgação)
Quando li a sinopse de Nascido para Vencer, não esperava que a história fosse seguir um caminho tão emocional e trouxesse uma mensagem positiva em relação à luta e principalmente ao jiu-jitsu.
Como vocês podem ver, a sinopse diz o seguinte: “Em Nascido Para Vencer, acompanhamos um ex-militar que se prepara para uma revanche de jiu-jitsu contra um oponente que trapaceou na primeira luta. Ele terá uma última chance de recuperar sua glória”.
Mesmo que a sinopse não seja mentirosa, o filme trabalha muito mais do que uma revanche, muitos fatores envolvem esse acontecimento, e o caminho que o filme leva até sua conclusão nessa tal revanche é muito bonito e dramático, me pegando completamente de surpresa.
Normalmente, os filmes de esporte trabalham muito bem toda a questão de superação e persistência, e aqui não é diferente, mas a carta de amor que o filme entrega ao jiu-jitsu é muito bonita.

(California Filmes/Divulgação)
Obviamente o filme não é totalmente maravilhoso, e existem diversas inconsistências no roteiro e decisões no mínimo questionáveis, e que, a meu ver, não faz sentido algum com o momento atual dos personagens, mas mesmo assim, me deixei levar pelo espírito do filme e consegui superar esses percalços e vivenciar toda a experiência que o filme preparou para quem o assistir.
O roteiro é escrito por Sean Patrick Flanery que também é o protagonista do filme, e Alex Ranarivelo que atua como diretor do longa, não conheço nenhum trabalho relevante da dupla, além da breve aparição de Sean como Gunpowder em The Boys, mas aqui ele consegue entregar minimamente o que precisa.
A história não é grande coisa, e como já mencionei, existem inconsistências que denunciam a falta de qualidade do roteiro, mas mesmo assim ele conseguiu me surpreender e não me fez sentir que perdi meu tempo, além que a mensagem final do filme é bonita o que faz o filme valer a pena caso esteja procurando algo tranquilo e leve para assistir.

Comments