top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Crítica | Sonic 3: O Filme

  • Foto do escritor: Gustavo Pestana
    Gustavo Pestana
  • 18 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

2024 | 1 h 50 min | Ação – Aventura – Comédia – Família – Fantasia – Ficção científica 

(Paramount/Divulgação) 


Sonic é uma franquia que eu carrego no coração a muito tempo, pois é um jogo que literalmente joguei a minha infância toda, e por isso, gosto demais dos filmes e séries que a Paramount vem trazendo, pois ela consegue mesclar muito bem a história dos jogos, com referências a diversas mídias do personagem, cultura pop e outras coisas, sem deixar a história ficar cansativa ou repetitiva, equilibrando muito bem para o público infantil (que é o público alvo da franquia) e o público adulto, que cresceu jogando os jogos do personagem. 


E mais uma vez o filme entrega exatamente isso, mas dessa vez ele foca ainda mais na Equipe Sonic e muito menos no elenco humano, o que melhora ainda mais o desenvolvimento do filme. 


Na sinopse temos, “Sonic, Knuckles e Tails se reúnem contra um poderoso novo adversário, Shadow, um vilão misterioso com poderes diferentes de tudo que já enfrentaram antes. Com suas habilidades superadas em todos os sentidos, a Equipe Sonic deve procurar uma aliança improvável na esperança de detê-lo e proteger a Terra.” 

(Paramount/Divulgação) 

 

Chegando neste terceiro filme, conseguimos ver que foi criada uma formula para apresentar sua história, onde basicamente temos no início a família reunida e feliz, até que um novo personagem misterioso aparece e faz com que Sonic tenha que resolver o problema. Mas a grande sacada dessa formula é que ela basicamente monta uma estrutura de acontecimentos e de inclusão de personagem, já que se compararmos os três filmes, cada envolvimento do personagem se dá por motivos muito diferentes e todos eles fazem jus ao lore dos jogos, o que torna tudo muito fiel e ao mesmo tempo divertido e interessante. 


Aqui nesta terceira parte, o personagem da vês é Shadow o que é uma excelente aquisição a franquia, pois é um dos personagens mais populares do universo de Sonic e sua história é muito boa, e está muito fiel e bem representada no filme. 


Sem entrar muito em spoilers, eu tenho que falar que o filme como um todo mantém o ar divertido e aventureiro que os demais filmes e séries desse universo trouxeram, o que dá um sentido de pertencimento muito grande, o que agrada demais o público infantil. 

(Paramount/Divulgação) 

 

Mas os grandes diferencias desses filmes são as partes dramáticas e mais introspectivas que envolvem o Shadow e de certa maneira o Sonic e o Dr. Robotnik, além da diminuição dos personagens humanos (Tom, Maddie, Diretora Rockwell e Comandante Walters). 


Essa mudança fez toda a diferença para que o filme conseguisse alcançar um novo patamar de qualidade, fazendo com que este terceiro filme seja o meu preferido da franquia até o momento. 


Antes de finalizar eu tenho que falar das cenas pós créditos de Sonic 3: O Filme, a primeira delas é simplesmente um absurdo de incrível, pois o que acontece nessa cena além de ser uma surpresa imensa, traz a resposta que teremos sim um Sonic 4, além de falar para onde essa história irá seguir. Já a segunda é mais curta, mas tão impactante quanto a anterior, porém um uma escala um pouco menor. 

(Paramount/Divulgação) 

 

Fica ligado aqui no LZ que em breve taremos uma análise completa dessas cenas e o que elas prometem para o futuro. 


Por isso, Sonic 3: O Filme é o meu filme favorito da franquia, trazendo todos os aspectos positivos que os demais trouxeram, e melhorando os pontos negativos, a ponto de virarem pontos positivos neste filem, além de aprofundar ainda mais no lado dramático e introspectivo desse universo, seus personagens ficam cada vez melhores e as novas aquisições entram na história de maneira perfeita. 

Nota

Kommentare


bottom of page