top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Crítica | Perfekta – Uma Aventura da Escola de Gênios – Festival do Rio

  • Foto do escritor: Ana Paula Araujo
    Ana Paula Araujo
  • 21 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2024

2024 | 1 h 32 min | Família – Aventura – Ficção Científica - Infantil 

(Imagem Filmes/Gloob/Globo Filmes/Telecine/Divulgação)


Rômulo Estrela que é mais conhecido por viver galãs de novelas, agora da vida ao genial Édison Thomas. Ele é um ex-aluno da Escola de Gênios, mas anda sumido faz alguns anos. Lembrando que, Escola de Gênios é um seriado infantil do Gloob idealizado por Ângela Fabri, onde crianças prodígios estudam, vivem, aprimoram e desenvolvem seus conhecimentos e habilidades, dentre eles a robótica.


Linus (Murilo Gricolo) percebe que o seu robô Eisten está com vírus e, pelo visto, é um problema que ele e seus amigos, Tom (Enzo Ignácio) e Isa (Sophia Rosa), não são capazes de solucionar sozinhos. Portanto, o trio embarca em uma jornada para encontrar Édison (Rômulo Estrela), o ex-aluno da Escola de Gênios e premiado intelectual da robótica.


Quando chegam ao local onde Édison vive, não são muito bem recepcionados, pois viver recluso é uma coisa que Édison leva muito a sério, mas ele tem um motivo para isso. O motivo é que a sua filha, Nano (Ana Carolina Leite), quando ainda era muito pequena, foi matriculada em uma escola convencional e acabou sofrendo bullying por ser uma criança prodígio.

(Imagem Filmes/Gloob/Globo Filmes/Telecine/Divulgação)


Diante do drama enfrentado pela filha e da ausência da mãe, que faleceu quando ela ainda era muito pequena, Édison resolveu criar um lugar perfeito para a filha. O lugar se chama Perfekta, é como um grande parque de diversões ultratecnológico e cheio de androides de grandes personalidades como: Beethoven (Daniel Dantas), Isaac Newton (Roberto Birindelli), Nikola Tesla (Hugo Gallo), Sophie Germain (Bárbara Coura), Machado de Assis (Heraldo Firmino), Santos Dumont (Marcos Lanza)


Nano então cresceu nesse mundo tecnológico e cercada de seus amigos androides, onde seu único contato com outro ser humano é com o seu pai. Portanto, a menina tem praticamente aversão à gente e quando ela se depara com a presença de Linus, Isa e Tom em Perfekta, ela vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para tirá-los dali.


O diretor João Daniel Thikhomiroff e a roteirista Ângela Fabri são os mesmos do seriado Escola de Gênios, mas além deles, o roteiro conta com a assinatura de David França Mendes, que certamente é quem adaptou o formato desse universo de crianças geniais de uma série para o cinema.

(Imagem Filmes/Gloob/Globo Filmes/Telecine/Divulgação)


Pois, diferentemente de uma rotina diária em uma escola, temos uma aventura fora dela e em um espaço completamente novo e inovador. Mas que utiliza dos mesmos recursos para demonstrar todo o intelecto dessas crianças e, ao mesmo tempo, compartilhar conhecimento com as crianças espectadoras.

   

Perfekta – Uma aventura da Escola de Gênios é um filme que dialoga realmente com as crianças, trabalhando muito questões sobre como elas se relacionam umas com as outras e com a tecnologia. Até onde deve ir a nossa convivência com a tecnologia e quais as consequências quando cometemos excessos.  Além de apresentar, mesmo que de forma lúdica, grandes personalidades e seus conhecimentos.


Já para os adultos, Perfekta é aquele filme em que eles vão olhar para a tela do celular a fim de saber se falta muito para o filme acabar. Porque, apesar de ser feito para o cinema, o longa-metragem preserva muito as suas características televisivas, tanto no formato quanto na dinâmica e até nos diálogos, muito autoexplicativos. Estilo uma novela, onde às vezes o próprio personagem narra a sua ação, como se fosse um gesto intencional, por saber que o espectador, apesar de estar conectado, não está necessariamente ligado. Como quando você deixa a TV ligada na novela, mas está fazendo a comida ou lavando a louça, por exemplo.


Portanto, Perfekta é aquele filme que você vai levar seu filho ou parente para assistir no cinema, ele certamente vai se divertir bastante. Porém, do meu ponto de vista, é o exemplo de filme que poderia tranquilamente ser lançado direto no streaming e na televisão, já que tem totalmente esse formato comercial e televiso. Poupando assim o tempo e o dinheiro dos pais e dos adultos que acompanham as crianças nos cinemas.

Nota

Comentários


bottom of page