Crítica | O Maravilhoso Mágico de Oz - Parte 1
- Gustavo Pestana
- 31 de jan.
- 2 min de leitura
2025 | 2 h | Aventura – Família – Fantasia
(Imagem Filmes/Divulgação)
Seguindo o hype deixado por Wicked, ama nova adaptação do clássico O Mágico de Oz chega aos cinemas, mas dessa vez chega de um destino diferente, pois essa é uma adaptação russa, que mistura o livro O Mágico de Oz com um toque mais moderno que estranhamente combina com o tema do longa.
O Maravilhoso Mágico de Oz - Parte 1 é um filme totalmente focado no público infantil, então ele é muito expositivo em suas ações e falas, e completamente previsível em suas ações, tanto que tive muita dificuldade para embarcar nessa história, mas após uns 10 minutos de exibição e estender que essas “falhas” não são necessariamente “falhas”, mas sim uma escolha narrativa focada em agradar o e facilitar o entendimento do público alvo, que como já foi mencionado, é o público infantil.
O roteiro apresenta uma boa adaptação do material original, e um ritmo adequado a proposta do longa, suas atuações não são grandes coisa, mas cumprem bem sua função, o universo magico de Oz apresentado é muito colorido e muito rico em informação e vida, o que traz todo o aspecto magico necessário para a história.

(Imagem Filmes/Divulgação)
Talvez os grandes problemas do filme sejam a expectativa alta em comparação com Wicked, que mesmo não tendo ligação direta, são obras baseadas no mesmo universo, e o foco total ao público infantil, que dificulta muito a imersão do público mais velho com a obra, seus diálogos são tão expositivos que em diversos momentos chegam a ser vergonhosos, te fazendo rir de coisas que não necessariamente são piadas, mas que ficam tão ruins que dão a volta e ficam engraçadas.
A atualização da obra com elementos modernos é um ponto positivo para o filme, mesmo que eu ache que não tinha necessidade para a trama como um todo, mas suas escolhas de temas combinam com os temas do filme e traz uma mensagem positiva para a nova geração que irá assistir ao Mágico de Oz pela primeira vez.
O Maravilhoso Mágico de Oz - Parte 1 vai sofrer por ter sua história dividida em duas partes, mas sua história não é quebrada, ela tem um início, meio e fim, mesmo que não conclua totalmente sua jornada.
Seus personagens são divertidos e minimamente trabalhados para que possamos nos importar com eles, suas modernidades não estragam a história e seu ritmo consegue prender a atenção do público infantil, e principalmente, pela reação das crianças na sessão que assisti consegue entreter e entregar um bom filme para elas.

Comentarios