top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Loki – Temporada 01

  • Foto do escritor: Gustavo Pestana
    Gustavo Pestana
  • 17 de jul. de 2021
  • 7 min de leitura

2021 | 50 min | Ação – Aventura – Fantasia

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)

Episódio 01

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


O primeiro episódio de “Loki” começa nos mostrando como o Loki saiu da linha do tempo original, mostrando a cena de “Vingadores: Ultimato”, a partir daí, vemos Loki sendo capturado pela “TVA” (Time Variance Authority - Autoridade de Variação no Tempo).


O resto do episódio é todo dentro dessa agência, onde temos a apresentação de quem são, o que fazem e o que é o multiverso, sendo oficialmente explicada dentro do MCU. Além disso, podemos ver Loki assistindo ao seu passado e seu futuro, e aprendendo um pouco sobre si.


Como o esperado, esse episódio, serve basicamente para mostrar o tom que a série vai seguir, a sua trama, e os assuntos que ela irá abordar daqui para frente, sendo ela provavelmente, a série mais importante para o futuro do MCU, já que ela vai literalmente trabalhar com multiverso, outras versões dos personagens e viajem no tempo.


Então, resumidamente, o episódio piloto é de longe o melhor primeiro episódio dentre as séries já lançadas no MCU, tendo em vista que provavelmente vai ser a série que mais vai interferir na próxima fase de filmes, e que provavelmente irá abrir caminho para grandes coisas, como Kang, o Conquistador, que deve só aparecer em “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, ela tem um ar leve e de comédia, que é muito legal de assistir, e até agora, mostrou uma facilidade em explicar conceitos um tanto quanto complicados, como o multiverso, por exemplo, mas o que achei de melhor, são os diálogos dos personagens, trazendo diversos pontos para nós fãs, teorizar e especular como as coisas serão daqui para a frente. 


Episódio 02

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


O segundo episódio começa com uma leve introdução do que foi abordado no episódio anterior, mas não se perde muito tempo nisso, logo o enredo segue em frente e nos presenteia com um roteiro magnífico.  

 

“Loki”, começa a trabalhar com os agentes da TVA, e a caçar a tal variante que está causando problemas, com isso, aprendemos ainda mais sobre a própria TVA e como a linha do tempo funciona, e o que acredito que seja o melhor dá série, a interação entre Mobius (Owen Wilson) e Loki (Tom Hiddleston), as cenas onde os dois conversam sobre os propósitos da TVA e sobre a linha do tempo, são simplesmente magnificas, os questionamentos que Loki faz a Mobius e as respostas que ele apresenta, fazem com que nós, que estamos assistindo, tenhamos os mesmos questionamentos, e mostram que em algum momento, Mobius irá começar a se questionar sobre a TVA também.  

 

Mas além deste fato do roteiro, também tenho que falar sobre a revelação no final do episódio de quem é a variação temporal, embora não tenha sido citado o nome, temos a presença de Lady Loki, figura muito conhecida nos quadrinhos, e que tem um poder superior à versão “regular” do Loki, e isso é simplesmente maravilhoso, este fato nos mostra que teremos sim diversas versões do Loki na série, o que me faz questionar se a série além de toda essa questão de multiverso e linhas temporais, também irá abordar a temática da descoberta da identidade do nosso Loki, assim seguindo o padrão das outras duas séries da Marvel, onde tínhamos a história principal que movia o MCU e também tínhamos uma história secundaria para o debate de algum assunto importante.  

 

E como se isso tudo já não fosse o suficiente para ser apresentado em um segundo episódio, temos oficialmente a criação do multiverso.  

 

Está série tem se mostrado mais uma vez um espetáculo de roteiro e uma fonte inesgotável de teorias para o futuro, e tem conseguido me empolgar de uma maneira que o MCU não fazia faz tempo. 


Episódio 03

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


“Loki” no Disney+ continua a todo o vapor, e mais uma vez entrega um maravilhoso episódio.  

 

Nesta terceira parte, vemos para onde o portal interdimensional que Loki entra no final do segundo episódio leva, e demos de cara com a TVA, nesta momento, ficam claro quais são as intensões de Lady Loki, que aqui somos apresentados oficialmente a seu nome, Sylvie que, na verdade é uma mistura de dois personagens, a Lady Loki e a Sylvie, que foi a segunda Encantor nos quadrinhos, mas isso não é o principal deste episódio.  

 

Embora ele pareça ser um pouco descolado dos demais episódios da série, ele definitivamente é um dos mais importantes até agora, tendo em vista que é nele que somos apresentados a Sylvie e vemos um pouco da sua história, temos a relação entre ela e Loki, e vemos um desenvolvimento emocional e evolutivo do personagem, coisa que a versão antiga do personagem levou vários filmes para passar, mas com os novos acontecimentos, vimos ele fazer quase que o mesmo em somente um episódio, e o mais importante, tivemos uma revelação sobre a TVA que será de extrema importância a partir daqui.  

 

O desenvolvimento que Loki e Sylvie demonstram, é muito interessante, pois nele conseguimos entender um pouco o porquê ela está fazendo o que está fazendo, nos mostrar que ela não é tão ruim quanto a TVA falava, e que a própria TVA não é exatamente o que eles falam que são, mudando de expecto tudo o que tínhamos como verdade dos dois primeiros episódios da série.  

 

Por isso, a série vem se mostrando cada vez melhor e nos intrigando com sua história e reviravoltas, enquanto nos entrega um show de atuação do Tom Hiddleston e dos demais da série. 


Episódio 04

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


O quarto episódio de “Loki”, “O Evento Nexus” chega para preencher a lacuna deixada no final do terceiro episódio, mostrando como Loki e Sylvie conseguem escapar do apocalipse em que se encontram.  

 

Este quarto episódio e de longe, um dos episódios que mais contribuem para o andar da série, tendo diversas revelações extremamente importantes para o andar da temporada, e quem sabe para o universo geral da Marvel, tendo reviravoltas, revelações e algumas perdas que nos pegam desprevenidos, e nos faz questionar como as coisas serão resolvidas a partir daqui, mas como já tenho ressaltado durante a série inteira, o roteiro é muito bem armado, fazendo a história funcionar muito bem.  

 

Para quem é fã de longa data da Marvel, provavelmente não ficou muito surpreso com algumas revelações deste episódio, mas mesmo assim, é muito legal de ver como as coisas se desenvolvem, e como vão tomando forma, e tenho certeza de que com o que aconteceu no final do episódio, e sua cena pós-crédito, todos ficaram extremamente empolgados, fazendo jus aos grandes filmes da empresa.  

 

Então, de maneira resumida, o quarto episódio, “O Evento Nexus” com certeza é um dos episódios mais importantes da temporada, trazendo diversas informações relevantes, e não ficando corrido em tela, trazendo a importância e desenvolvimento necessários, respeitando e fazendo sentido com tudo que já foi apresentado até agora. 


Episódio 05

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


O quinto episódio de “Loki” chegou e trouxe uma experiência incrível para quem é fã de verdade da Marvel, seja dos quadrinhos ou somente dos filmes.  

 

Nele, vemos onde realmente Loki foi parar após ser podado no final do episódio anterior, e oficialmente somos apresentados a mais versões do Loki, de longe, este é o episódio que mais traz referencias, desde diversos objetos espalhados pelo episódio inteiro, passando pelos personagens que aparecem chegando até a mitos urbanos verdadeiros, fazendo com que além de mover a história, o episódio seja uma verdadeira caça a referência.  

 

Mas, como não é só de referência que o episódio é feito, vamos falar um pouco dos acontecimentos.  

 

Ele sofre um mal que cada vez mais parece ser comum mediante as séries da Marvel, a maldição do penúltimo episódio, embora ele seja divertido e seus personagens sejam muito interessantes, a história em si não sofre muita interferência, lógico que as coisas que acontecem aqui são importantes para o final, mas dá uma sensação que tudo o que acontece aqui é preparação para ser revelado no episódio final da temporada, fazendo com que este fique um pouco abaixo da média.  

 

Mas de contrapartida, os personagens aqui apresentados são excelentes, dando crédito ao Loki Clássico (Richard E. Grant) que praticamente rouba a cena, mostrando uma versão do Loki extremamente poderosa e que traz uma visão muito legal de como um Loki é, e também o Kid Loki (Jack Veal) que traz uma outra versão do Loki, uma que eu não tinha ideia que eu queira ver e que agora, eu quero que apareça mais neste universo.  

 

Resumidamente, o quinto episódio não traz aquela quantidade de informação que esperávamos, mas atende as expectativas de outras maneiras, trazendo personagens muito interessantes e uma quantidade de referências absurda, fazendo com que o final da temporada provavelmente tenha inúmeras supressas e cenas ainda mais espetaculares. 


Episódio 06

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


Senhoras e senhores, o último episódio de “Loki” nos presenteou com um final que tenho certeza de que nem o maior fã da Marvel esperava.  

 

“Por Todo Tempo. Sempre.” é sem sombra de dúvidas um dos melhores finais de temporada que eu já vi nos últimos tempos. 

 

Repleto de informações e reviravoltas que nos fazem ficar presos a frente da tela, sem entender ao certo o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, entendo tudo. Sendo absurdamente plausível com toda a mitologia apresentada e, ao mesmo tempo, surpreendente de maneira que pelo menos eu não esperava.  

 

A aparição de Jonathan Majors como He Who Remains (Aquele que permanece) e ele próprio ser uma variante de Nathaniel Richards, ou se você preferir, Kang, o Conquistador é uma coisa muito surpreendente de se ver, toda a história que ele conta sobre a origem do multiverso e o desenrolar para a criação do novo é muito interessante, e de certa forma, muito corajosa de ser apresentada somente no último episódio, correndo o risco de ficar confuso ou cansativo, mas felizmente, não é o que acontece.  

 

A traição de Sylvie, as escolhas do Loki, o futuro incerto e diversas outras pontas que ficam em aberto só nos fazem teorizar e imaginar como será daqui para a frente, não somente na segunda temporada de “Loki”, mas sim para o futuro da Marvel nos cinemas.  

 

Resumidamente, “Loki” termina com uma conclusão muito legal de se ver, fazendo com que o episódio passe extremamente rápido e, ao mesmo tempo, seja o com mais informações relevantes, fechando arcos importantes para a série e pavimentando o futuro da Marvel como um todo. 


Conclusão

Loki – Temporada 01 (Walt Disney Studios/Divulgação)

(Walt Disney Studios/Divulgação)


A primeira temporada de “Loki” faz uma movimentação dentro do MCU de uma maneira surpreendente, apresentando todos os conceitos sobre multiverso e viagens no tempo que serão muito importantes para essa nova Saga, utilizando uma linguagem inovadora, carismática e surpreendentemente simples.  

 

Trazendo como personagem principal alguém que sempre foi amado pelos fãs e que nunca teve a oportunidade de brilhar da maneira que poderia e deveria, mostrando que quando se tem bons atores, e um roteiro bem construído, é possível entregar um produto maravilhoso, trazendo aquela sensação de que a Marvel finalmente acertou em cheio em uma série.  

 

“Loki” até o momento é a melhor série do MCU e deixa um gosto muito agradável para todos os fãs, tanto em relação à qualidade, quanto informação, quando a futuro, me deixando muito empolgado para todos os próximos projetos que irão utilizar todos os conceitos inseridos aqui, além de é claro a segunda temporada da série. 


Nota

Comments


bottom of page