top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Crítica | Wish: O Poder dos Desejos

  • Foto do escritor: Gustavo Pestana
    Gustavo Pestana
  • 15 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

2024 | 1 h 45 min | Animação – Aventura – Comédia 

Wish: O Poder dos Desejos (Walt Disney Studios/Divulgação) 

(Walt Disney Studios/Divulgação


Antes de começar a falar propriamente do filme, gostaria de esclarecer um ponto que nunca foi omitido pelo LZ, e principalmente por mim, nós gostamos de analisar o filme de maneira ampla, e muito pautada em como ele nos impacta e a maneira que sentimos e absorvemos a história, muito mais voltado ao sentimento de expectativa e realidade do que em quesitos técnicos, e talvez por isso, algumas de nossas notas variem tanto comparadas a outros veículos, e este longa tem muito a ver com isso, pelo menos no meu ponto de vista.  

 

“Wish: O Poder dos Desejos” chega aos cinemas comemorando os 100 anos de Disney, trazendo uma história que homenageia toda sua história, e não tentando ser o melhor filme que o estúdio já fez, e por isso pode deixar algumas pessoas decepcionadas com a história.   

 

Talvez pelo fato de todos os elementos já terem aparecido em outros longas do estúdio, ou os personagens serem similares a outras grandes que conhecemos e amamos, e assim trazer um ar de mesmice ao filme.  

Wish: O Poder dos Desejos (Walt Disney Studios/Divulgação) 

(Walt Disney Studios/Divulgação


Mas é justamente nessa abordagem que o longa trabalha e faz sua história ser tão emocionante, fazendo sentido exato com o que se propõe.   

 

Todos esses elementos que dão a sensação de “já vi isso em algum lugar” são propositais, pois é assim que eles fazem a homenagem, trazendo elementos clássicos na história, nos personagens, nas músicas, no cenário e em tudo que engloba o filme, e por isso traz essa sensação de que para alguns é decepcionante, mas que para mim foi um quentinho no coração.  

 

Ver elementos que fizeram a Disney ser essa grande empresa de contos de fadas e magia novamente na tela é maravilhoso, mesmo que de forma indireta, seus personagens são muito carismáticos e bem construídos, e sua história é uma beleza, mesmo que não seja algo extremamente grandioso, como poderia ser.  

Wish: O Poder dos Desejos (Walt Disney Studios/Divulgação) 

(Walt Disney Studios/Divulgação


O longa acerta em cheio no coração dos fãs de longa data do estúdio, e faz milhares de referências a si própria, seja mencionando elementos de outros filmes, ou com personagens que remetem a outros, dando a opção de escolha para o público se este longa é uma grande homenagem, ou se ele foi o pontapé inicial para tudo que vimos nesses últimos 100 anos, já que no final coisas acontecem sugerindo isso.  

 

Devo admitir que cheguei à sala de cinema esperando um filme comum da Disney, que fosse bonito e com uma boa história, mas fui surpreendido com diversas homenagens e um enredo cativante, mesmo que clichê e igual a tantos outros.  

 

“Wish: O Poder dos Desejos” é um excelente filme que merece ser assistido, principalmente se assim como eu sou fã do estúdio e suas obras, ou se simplesmente gosta de animação, mas infelizmente não acho que o longa tenha força o suficiente para carregar a marca para o Hall da Fama do estúdio, mas com certeza é um maravilhoso filme que vale muito a pena.  


Nota

Comments


bottom of page