top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Crítica | Trolls

  • Foto do escritor: Gustavo Pestana
    Gustavo Pestana
  • 17 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

2023 | 1 h 32 min | Animação – Aventura – Comédia

Trolls (20th Century Studios/Dreamworks/Divulgação)

(20th Century Studios/Dreamworks/Divulgação)


“Trolls” traz um sentimento muito puro e simples para as telas, apresentando essas criaturas diferentes e extremamente alegres, que lidam com as adversidades da vida de maneira muito simples e mágica, trazendo festa e muitas canções para o público, juntamente com cores em abundância e uma história simples, que cativa em definitivo o público-alvo do projeto, as crianças.  

 

Como de se esperar, o longa não tenta ser algo grandioso, sendo extremamente clichê em diversos momentos, a história de um povo que se descuida por ser ingênuo demais, e acaba tendo problemas por isso, e inicia uma aventura de resgate com personagens completamente opostos e que no final se igualam por evoluírem, culminando em um momento de emoção em que tudo fica bem, já foi visto um milhão de vezes nos cinemas.  

 

Mas justamente a história ser repetitiva, ajuda no entendimento para o público infantil (me refiro a crianças muito jovens), deixando todo o aspecto cosmético ser o diferencial para a obra, já que todo o universo em que eles se encontram é interessante, colorido, bonito e muito divertido.  

Trolls (20th Century Studios/Dreamworks/Divulgação)

(20th Century Studios/Dreamworks/Divulgação)


Além da cartada do longa ser um musical, trazendo músicas chicletes que grudam na mente das crianças e fazem com que elas queiram ver milhares de vezes o longa, fazendo ele se tornar o sucesso que é hoje, mas quando buscamos analisar o longa na perspectiva dos adultos, ele não se sustenta muito bem.  

 

Momentos corridos e com pouco desenvolvimento acontecem com frequência, deixando o foco total para o estético da cena, o que cansa um pouco quando falamos em assistir ao filme, mas é o esperado, para tal tipo de projeto, e por isso não devemos crucificar a obra, já que ela literalmente entrega o que se propôs a fazer, um entretenimento simples, com estética diferente e bonita e canções alegres e chicletes.  

 

De maneira geral. “Trolls” é um filme padrão, que atingiu seu público de maneira certeira, mas que não é tão interessante para todos os públicos como algumas animações são, mas que, ao mesmo tempo, não chega a ser um projeto insuportável de se assistir, como algumas produções 100% focadas no público infantil, onde parece mais que eles tentaram fazer algo para os dois públicos, mas que ficou a desejar em relação aos adultos. 


Nota

Comments


bottom of page