top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Crítica | Operação Natal

  • Foto do escritor: Gustavo Pestana
    Gustavo Pestana
  • 7 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

2024 | 2 h 3 min | Ação – Aventura – Comédia – Fantasia – Mistério 

(Warner Bros. Pictures/Amazon MGM Studios/Divulgação) 


Operação Natal e um filme que traz o espirito do Natal de uma maneira um tanto quanto diferente, utilizando o clima e o conceito da data para apresentar uma história divertida e regada de ação e aventura, além de uma visão diferente de como funciona a operação de entregas de presentes do Papai Noel e esse universo mitológico que a história se encontra.  

   

Falando na história, somos apresentados a Cal (Dwayne Johnson), o líder da guarda do Noel, tendo que resgatar o Bom velhinho (J. K. Simmons) das garras de Gryla (Kiernan Shipka), e para isso, tem de recorrer a Jack O'Malley (Chris Evans), um sujeito que nunca foi a personificação do conceito do espírito do Natal, iniciando a partir dessa parceria uma jornada com muita ação, aventura e autodescobrimento, sem esquecer do espírito natalino.  

   

Embora a história tenha foco no Papai Noel e no Natal, não é só ele de ser mitológico que aparece no longa, todos os demais personagens que estão presentes no filme têm total embasamento nas suas mitologias reais, o que é algo muito positivo para a história, todo o conceito do Papai Noel, Gryla e Krampus são muito interessantes, algo que honestamente não esperava do filme.  

(Warner Bros. Pictures/Amazon MGM Studios/Divulgação) 


Além disso, o filme se mostra muito regular, apresentando um conceito padrão para filmes de ação, porém a roupagem natalina e o ambiente em que se encontra atuam como o diferencial para essa produção, sendo essa a aposta para agradar aos fãs ao redor do mundo.  

   

Como uma grande fã de filmes natalinos, eu gostei bastante do filme, e como um grande apreciador dos filmes de Dwayne Johnson não fiquei decepcionado, pois sejamos sinceros, não tem como esperar algo muito diferente quando estamos falando de um filme protagonizado pelo ator, o mínimo que eu esperava era ação no clima natalino, e é exatamente isso que ele me entrega.  

   

Obviamente o filme não é perfeito, existe uma parte mais ou menos no meio do filme que perde um pouco o ritmo, começando a fazer o longa arrastar, mesmo que esse momento, seja crucial para a virada de chave de alguns dos personagens, indo de encontro com o conceito do espírito do Natal e a conclusão do filme.  

(Warner Bros. Pictures/Amazon MGM Studios/Divulgação) 


Chris Evans manda bem no seu personagem e carrega boa parte da “emoção” do projeto, entregando um personagem interessante, mesmo que seja estereotipado e raso, assim como todos os outros, mas que cumpre muito bem sua função, entregando o suficiente para gostarmos do personagem.  

   

Tendo dito isso, Operação Natal é um filme diferente dos tradicionais filmes de Natal, mas mesmo assim consegue divertir e entreter o público, principalmente o público que costuma gostar dos filmes de ação protagonizados por Dwayne Johnson, traz o espirito de natal comum nos filmes desse tema e apresenta um universo interessante e muito rico, que pode e é bem provável que se expanda futuramente, podendo trazer outros elementos mitológicos como narrativa.  

Nota

Comentários


bottom of page