top of page
Background 02_edited_edited.jpg

Crítica | Maníaco do Parque

  • Foto do escritor: Gustavo Pestana
    Gustavo Pestana
  • 24 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de out. de 2024

2024 | 1 h 43 min | Policial – Suspense – True Crime  

(Prime Video/Divulgação)


Protagonizado por Silvero Pereira e Giovanna Grigio o longa Maníaco do Parque se perde em meio a sua narrativa, tirando o foco da história que deveria contar e trazendo contexto e substancia a uma narrativa que não funciona tão bem quanto deveria.  

 

Embora a atuação da dupla Silvero Pereira como Francisco e Giovanna Grigio como Elena sejam excelentes, o fio condutor que costura a história foi um tanto quanto decepcionante, pelo menos para mim.  

 

Imaginava que a história traria uma narrativa focada no Maníaco do parque (Francisco), mostrando mais do seu modo operante, sua maneira de pensar e as artimanhas que executava para conseguir realizando seus crimes, mas ao invés disso, somos apresentados a uma personagem criada para o filme, que é a repórter que noticio o primeiro ataque do Maníaco, e acabou ficando obcecada com a história, e através de suas descobertas vamos adentrando nos crimes de Francisco.  


Embora a ideia fosse interessante, a execução não foi tão boa, o drama familiar da personagem, e as disputas no jornal em que ela trabalha, não interessam e não interferem na história ou nos crimes, não ter um aprofundamento maior do antagonista também faz com o filme fique superficial e monótono, desperdiçando uma oportunidade de contar uma história real, de maneira cinematográfica e que pudesse fazer tanto barulho quanto alguns outros filmes nacionais fizeram ao decorrer dos anos.  

(Prime Video/Divulgação)


A comparação que farei agora talvez seja um tanto quanto absurda, mas eu imaginava que teríamos algo parecido com o que tivemos em Coringa (2019) de Todd Phillips

 

Não no sentido de ser fantasioso ou misterioso, mas sim em olhar a partir do ponto de vista do psicopata e apresentar os fatos que o levaram a suas ações. Obviamente, eu não queria e nem esperava que o filme tentasse justificar as ações de Francisco, até porque seus crimes não têm o mínimo de defesa, mas, em quesito narrativo, espera que tivéssemos a história através de seu ponto de vista, e não de uma personagem inventada para essa função.  

 

Com isso, devo assumir que mesmo o filme não sendo ruim, foi um tanto quanto decepcionante devido à escolha de contar sua história. As atuações Silvero Pereira e Giovanna Grigio são espetaculares, e o tema do filme é no mínimo interessante, então é um filme que vale a pena ser assistido, mesmo que não seja uma maravilha. 

Nota

Commentaires


bottom of page