LZ Apresenta | História e analise HQ Superman ‘78
- Gustavo Pestana

- 12 de dez. de 2024
- 7 min de leitura
2023 | 144 páginas | Panini

Antes de começar a falar propriamente da HQ, eu quero levantar alguns pontos que podem ser importantes.
O primeiro deles é, eu não sei ao certo em qual momento dentre a cronologia dos filmes do Christopher Reeve essa HQ se encontra, tem momentos que parece que essa história é antes dos filmes, tem momentos que parece que é entre o dois e o três, e tem momentos que parece que é depois de todos eles, mas o importante é que isso não interfere em nada nessa história, então vamos contar como uma aventura isolada do personagem.
O segundo ponto é que o grande vilão desta história é o Brainiac, e na época dos filmes, havia uma vontade grande de usar este personagem como vilão em Superman III, mas o roteiro onde isso iria acontecer não foi aprovado pelo estúdio, fazendo com que outro roteiro fosse escrito, e esse novo roteiro é o que acabou indo para os cinemas.
Supostamente, esse roteiro é diferente da história que temos nessa HQ, então podemos supor que a escolha de trazer Brainiac foi somente uma homenagem é essa ideia do passado, até porque os rumores diziam que o escolhido para o papel era ninguém menos que Jim Carrey, e o personagem que temos aqui não se parece em nada com o ator, me fazendo pensar em que se essa história fosse a mesma do filme descartado, teríamos pelo menos uma semelhança entre os dois, o que não é o caso.
E por último, mas não menos importante, esta história se baseia somente no universo de Christopher Reeve, então existem referências a elementos dos filmes e os personagens seguem as características e o estilo dos atores dos filmes, fazendo com que ele seja literalmente um filme em quadrinhos.
Tendo esclarecido esses pontos, vamos falar da história.
A HQ é dividida em capítulos, e por isso, vou dividir o resumo da história nos mesmos capítulos que a HQ.
Capítulo 1 -

No início da HQ, vemos novamente o momento em que Kripton foi destruída, mas dessa vez, somos apresentados a Brainiac, que estava de olho nos momentos finais do planeta.
Após a explosão, somos levados aos tempos atuais em Metrópolis, onde vemos Lois Lane e Clark Kent correndo atrasados para o trabalho no Planeta Diário. Neste momento, enquanto ambos se encaminham para o jornal, temos uma conversa muito interessante sobre o desempenho de Clark como jornalista.
Chegando na sedo do Planeta Diário, Lois fala que Clark é um bom profissional, enquanto Perry White fala que ele precisa se esforçar mais para trazer notícias maiores e melhores, da mesma maneira que Lois faz, Clark se mostra inseguro com a frase de seu chefe e pontua que Lois se arrisca demais para buscar essas notícias, demostrando sua personalidade medrosa.
Enquanto essa conversa acontece, um robô misterioso cai no meio de Metrópolis e começa a analisar todas as pessoas e o planeta. Assim que detecta a baixa periculosidade dos seres humanos, ele começa a atacar, mas felizmente Superman aparece e começa um combate com ele.
Obviamente, o robô também analisa o Superman e detecta que ele não é humano, e sim um Kryptoniano, e em meio a análises e combate, o robô consegue enviar todas as informações para seu criador antes que fosse destruído pelo Superman.
Fechando o capítulo, vemos o seu criador recebendo a informação e fazendo um monólogo a respeito de salvar civilizações à beira de serem destruídas, pontuando que o Kryptoniano fugitivo deve ser capturado e assim nos apresentando pela primeira vez Brainiac nessa HQ.
Capítulo 2 -

Mudando o pouco o clima que tivemos no capítulo anterior, no capítulo 2 começamos vendo Lex Luthor tentando arrumar um emprego nas empresas Kord, após ser posto em condicional pelos seus crimes passados, obviamente ele não consegue muita coisa devido a sua imensa arrogância e volta para sua casa sem conseguir o emprego. Ao chegar em sua residência, se depara com Superman que pede sua ajuda para entender mais do robô que acabou de destruir, mesmo relutante, Lex aceita ajudá-lo, e fica com a cabeça do robô para estudá-la, quando Superman vai embora, Lex abre uma porta secreta para seu laboratório, nele vemos partes de sua icônica armadura verde, além de outros itens tecnológicos. Lex começa a mexer e estudar a cabeça, e finalmente consegue religá-la, e após este ato, uma mensagem informando que Brainiac está chegando é reproduzida.
Enquanto isso, Clark volta para o Planeta Diário, e conversa com Lois sobre ela diminuir um pouco o ritmo de trabalho, mas durante esta conversa, Lois é informada por uma de suas fontes que um sinal estranho vindo do espaço profundo foi encontrado, ouvindo toda essa conversa com sua super audição, Clark some discretamente e vai investigar este sinal misterioso como Superman.
Infelizmente, é tarde demais. Brainiac chega à terra com a missão de catalogar a espécie e assim preservá-la para todo o sempre, mas ele não veio pelos seres humanos, mas sim para catalogar o Kryptoniano.
Superman aparece e começa um embate contra centenas de robôs iguais ao que havia acabado de enfrentar, mas Brainiac se mostra mais inteligente, e chantageia Superman ameaçando destruir toda a cidade caso ele não se renda, e com essa possibilidade em vista, Superman se rende a Brainiac, finalizando o segundo capítulo.
Capítulo 3 -

Após se render a Brainiac, a cidade de Metrópoles defende Superman, e tenta impedir que o levem, Brainiac logo ameaça destruir a cidade novamente para que consiga levar o Kriptoniano, e como uma última ação para defender sua cidade, Superman consegue convencer a todos que o melhor é ir embora como prisioneiro de Brainiac.
Enquanto se encaminha para a nave, Lex chega e parabeniza Brainiac por conseguir derrotar seu rival de tanto tempo, dando uns tapinhas nas costas de Superman.
Já dentro de sua nave, Brainiac fala que já é hora de catalogar o Kriptoniano, e começa o processo de miniaturização em Superman. Após terminar esse processo, Superman se encontra em um lugar diferente, um lugar que não parece ser o mesmo em que estava anteriormente, até que se depara com Jor-el e Lara, seus pais, que juntos dão as boas-vindas a Kal-el a cidade engarrafada de Kandor.
Eles brevemente contam um pouco sobre a cidade e o que aconteceu para que eles acabassem presos neste lugar, sendo essa pequena cidade engarrafada tudo o que sobrou do planeta Kripton.
Voltando para a terra e fechando o capítulo, vemos Lois recebendo uma mensagem anônima pedindo para encontrá-la, pois esta pessoa possui a localização do Superman. Chegando ao local, Lois é atacada e desmaia, e quando acorda está na presença de Lex Luthor, que explica que ele não só sabe onde está o Superman como irá salvá-lo, e quer a presença de Lois nesta empreitada, para que como jornalista possa escrever sobre a pessoa que resgatou Superman.
Capítulo 4 -

Lex explica para Lois seu plano de enviar uma mensagem para Superman, e como isso seria possível. Enquanto isso acontece na terra, na cidade engarrafada de Kandor vemos Clark tentando abraçar sua persona Kal-el e a sua nova realidade como Kriptoniano, aceitando o cargo de seu pai no concelho de Kripton, ou pelo menos, no que sobrou de Kripton, mas rapidamente nota que essa vida política não é a sua vocação e acaba desistindo do cargo.
A mensagem finalmente chega para Superman e Lois. Lex e o próprio Superman conseguem conversar um pouco, mas não antes de Brainiac descobrir a interferência em sua cidade engarrafada e cortar o sinal. Após essa interferência, ele resolve voltar à terra para resolver esta questão que interferiu em seus planos.
Assim que a mensagem é cortada após a descoberta de Brainiac, Lex conta a Lois que esse sempre foi seu plano, e que na realidade a verdadeira intenção era fazer Brainiac voltar para a terra, o que seria muito mais fácil do que ir atrás do Superman.
Voltando para dentro da garrafa, Jor-el acha o receptor que Luthor pôs em Superman quando deu os tapinhas em suas costas no momento em que estava sendo capturado, e fala que, com aquele dispositivo, talvez fosse possível reverter o processo e salvar Kal-el dessa prisão em miniatura.
Finalizando o capítulo, Brainiac chega à terra e começa um monólogo dizendo que a terra é muito perigosa e que eles devem ser preservados e catalogados, e assim começa o processo para engarrafar Metrópolis, erguendo a cidade nos ares e trazendo para perto da nave.
Capítulo 5 -

Dentro da cidade engarrafada de Kandor, Jor-el, Lara e Superman começam o processo de desminiaturização de Superman, ao mesmo tempo, em que começa o processo de miniaturização de Metrópoles.
Jor-el e Lara finalmente conseguem reverter o processo e Superman é liberto de sua prisão engarrafada, e com isso acaba parando o processo de miniaturização de Metrópolis, e inicia o embate final contra Brainiac dentro de sua nave.
Capítulo 6 -

No último capítulo, o combate continua, e entre o duelo, Superman e Brainiac vão conversando e falando sobre seus pontos de vista, bem como eram os filmes.
Superman acaba conseguindo derrotar Brainiac, mas sua nave não aguenta o combate, e acaba entrando em estado crítico, Superman só tem tempo de salvar todas as cidades engarrafadas da coleção de Brainiac e sair do local, Brainiac consegue restaurar sua consciência em outro corpo, mas somente para sentir a gigantesca explosão de sua nave.
Mas agora que a nave explodiu, nada mais segura Metrópolis no ar, e a cidade começa a cair. Superman rapidamente voa de encontro à cidade e demonstra uma força absurda, consegue segurar a cidade e evita que ela bata ao chão.
Após salvar a cidade, Superman reaparece e traz novamente o espírito de esperança para Metrópolis, além de guardar todas as cidades engarrafadas em sua fortaleza, prometendo a seus pais que irá encontrar uma maneira de reverter o processo e libertar todos de suas prisões em miniatura.
Voltando para o Planeta diário, desta vez como Clark Kent, ele conta uma de suas famosas histórias para ter se ausentado durante todo esse período e descobre que Luthor acabou fugindo durante essa confusão da cidade voando, e finaliza a história ajudando Lois a montar as notícias sobre os acontecimentos para o dia seguinte.
Conclusão sobre a história

Embora esta história seja um pouco diferente das convencionais HQs do personagem, ter uma nova história do universo de Christopher Reeve é sensacional.
Sentir o ar que o ator tinha com o personagem é muito gratificante, e a HQ consegue fazer isso muito bem, toda a nostalgia da época é muito bem representada no estilo do desenho, e a maneira como a história vai se desdobrando é muito parecido com um roteiro de filme, o que ajuda ainda mais a trazer essa sensação de proximidade ao Superman de Reeve.
Essa HQ é muito divertida e tem uma história muito interessante, trazer Brainiac como vilão foi sensacional, e expandir esse universo que é tão querido por todos é uma excelente ideia, então se você gosta do Superman dos filmes e quer uma nova aventura de Christopher Reeve, leia Superman ‘78.






Comentários